sexta-feira, 6 de março de 2015

Keep calm and vamos botecar!


“-Boa tarde, o que deseja?
-Traga uma Original, 3 copos e um filé aperitivo de frango com mandioca frita, e por favor não esqueça a pimenta.”
Este é o típico diálogo mantido entre um empregado de mesa e um habitual frequentador dos famosos «Botecos», espalhados um pouco por toda a cidade e por todo o país. A «Original» é uma das cervejas mais bebidas em São Paulo, e pedir “pimenta” por estas paragens é como pedir picante em Portugal.


O aspecto exterior de um Boteco
Na segunda ida ao mesmo Boteco, não deixa de ser interessante ver a afinidade que se cria com os empregados, que na maioria das vezes acabam por fixar o nome dos clientes, bem como a comida e bebida preferida.
Além do ambiente muito agradável, os Botecos, na sua maior, primam-nos com esplanadas, o que permite «apanhar um sol» e apreciar a paisagem envolvente, ainda que na maioria das vezes, em São Paulo, a contemplação paisagística seja apenas observar infindáveis filas de trânsito, enquanto estamos neste eloquente processo de degustação.

Muitas dos habituais frequentadores dos Botecos, incluindo este que vos escreve, são apelidados de botequeiros e não sabem o que significa a palavra e a sua origem. Investigando um pouco, e com a ajuda do amigo Google, rapidamente percebi que a palavra é uma abreviatura de Botequim, que por sua vez teve origem na palavra Botica.
A famosa cerveja Original


Se nos primórdios da sua existência o Boteco era essencialmente frequentado por pessoas de classes socias mais baixas, com o passar dos anos e com o aparecimento de Botecos mais «sofisticados», passou a ser «in» frequentar esta variante de bar.

A analogia que pode encontrar paralelo em Portugal são as famosas tabernas, muito associadas ao copo de três, ou ao bagacinho pela manhã e a frequentadores com poucos recursos monetários. Mas os tempos mudam e hoje qualquer restaurante em Lisboa que o nome comece por taberna terá o seu futuro garantido, pelo menos durante um bom par de meses, pois é chique! E em vez das bebidas atrás referidas, iremos encontrar o gin, muito em voga na sociedade lisboeta ou uma carta de vinhos conceituados.

Voltando ao Brasil e aos Botecos, creio que estes estão para o povo brasileiro como os Pubs para os ingleses. É um local de confraternização e entretenimento e como as «happy hours» aqui em São Paulo são muito frequentes, nada melhor do que reunir com os amigos ou colegas de trabalho, beber uma cerveja e pedir uma «porção», entenda-se dose, de «frango à passarinho», «bolo de bacalhau» ou até o já referido «filé aperitivo de frango».

E para finalizar uma curiosidade de botequeiro: Sabem o que significa, a expressão “vamos tomar a saideira”? Para quem não sabe, é como dizer, “bebemos mais uma para a viagem”.

Sem comentários:

Enviar um comentário