segunda-feira, 9 de março de 2015

Búzios e Arraial do Cabo

«Tic-tac, tic-tac», o relógio não pára e ao seu ritmo bucólico vai avançando segundo a segundo e indiferente a toda e qualquer reacção. Afinal é ele que controla o nosso tempo. Os seus ponteiros aproximam-se vertiginosamente da hora marcada. A ansiedade a cada segundo que vai passando apodera-se de mim e já não tenho como a disfarçar. É meia-noite, hora de partir!
Faltavam poucas horas para conhecer Búzios, uma estância balnear localizada no estado do Rio de Janeiro e que um dia ficou mundialmente famosa, quando a então diva da época, Brigitte Bardot, ali decidiu passar umas férias. No local, onde ela costumava contemplar o ocaso do astro rei, foi edificada uma estátua em sua homenagem.

Búzios
Cinco horas após ter deixado São Paulo, e já com o sol a espreitar na linha do horizonte, entro na cidade maravilhosa e, quando me preparo para passar na ponte de Niterói, avisto ao longe o símbolo desta cidade, o Cristo Redentor, envolto em neblina que conferia um ar místico digno de um cenário de conto de fadas a este símbolo da cidade.
A vista sobre a cidade do Rio de Janeiro ao atravessar esta ponte é deslumbrante e de cortar a respiração. Toda a orla marítima da cidade maravilhosa fica diante dos nossos olhos, um festim visual. A vontade de largar o carro em qualquer lado, congelar aquele  instante, e poder ignorar tudo o que nos rodeia por breves minutos apenas, suster a respiração e contemplar esta obra-prima com que a mãe natureza nos privilegiou.
Com o Rio de Janeiro cada vez mais longe era hora de finalmente chegar a Búzios, que em nada defraudou as minhas expectativas, ainda que me tenha feito lembrar o Algarve em época alta, tal a quantidade de pessoas que aproveitam as férias para ali se irem banhar. A quantidade de argentinos nesta estância balnear também captou a minha atenção, fazendo-me pensar que talvez estivessem ali mais argentinos do que brasileiros, tal a fama que este local tem no país do Tango.
Búzios e Arraial do Cabo
Para minha grande desilusão a água nas praias de Búzios não é tão quente como eu imaginava e por momentos pensei que tava a banhos em Portugal, tal era temperatura da água. Para o último dia estava reservado um passeio de barco ao local que mais me deslumbrou. A cerca de 1h30 de Búzios, fica localizada outra estância balnear igualmente famosa no estado do Rio: Arraial do Cabo!
Como o nome indica, Arraial do Cabo é um pedaço de terra que entra mar a dentro e que apesar de possuir praias pequenas e localizadas na sua maioria, em pequenas enseadas, a verdade é que aqui se encontram algumas das praias mais bonitas do mundo.
Arraial do Cabo
Um passeio de barco de cerca de 3h30m foi a forma que encontrei de me deliciar e banhar em algumas dessas praias. E aqui sim, deparei-me com um cenário de praias de areia branca e água quente. Sem querer colocar em causa a beleza de Búzios, até porque como tudo na vida o que conta é o momento em que as coisas são vividas, Arraial do Cabo foi o local que mais me fascinou pela sua beleza natural.
E uma semana depois, era tempo de voltar a São Paulo (…)

Sem comentários:

Enviar um comentário