sexta-feira, 13 de março de 2015

MC, Puto D, Jaguncinas e...Zeca Pagodinho

“Quem tem telhado de vidro, não atira pedras no do vizinho”

Ainda eu estava longe de imaginar que, por motivos profissionais, o Brasil iria um dia cruzar o meu caminho, nesta estrada longa que é a vida, e muito eu gozava com o meu amigo MC por ouvir um tal de «Zeca Pagodinho». Como a culpa nunca morre solteira, eu tinha um cúmplice neste «crime», o grande puto D, mais conhecido na margem sul como General D. Já  que toco neste assunto sensível para esse meu amigo, o tal de MC, no seu cardápio de música brasileira também se incluíam outras grandes bandas brasileiras como «Chitãozinho e Xororó» e um tal de «MC Bola».

Antes de prosseguir, um breve parêntesis para esclarecer que em Portugal «gozar» é «sacanear» e «puto» é equivalente a «garoto» no Brasil. Esta simples explicação tinha de ser feita para não gerar mal entendidos.

Da música brasileira e, tirando os, para mim deuses do thrash metal, «Sepultura», o meu conhecimento era quase nulo. Umas quantas idas «na balada» (sinónimo de discoteca no Brasil) e a alguns bares, rapidamente fizeram expandir o meu conhecimento de música brasileira. Músicas de nomes como «Tim Maia», «Jorge Ben Jor» ou «Raúl Seixas», passaram a ser comuns para mim e, até já sei o que significa a sigla «M.P.B.»! Vou ser amigo e descodificar para quem não conhece: «Música Popular Brasileira». 

Ao contrário do que acontece no país que um dia viu nascer Luís Vaz de Camões, em que a música produzida por lá não é levada muito a sério, sendo preterida essencialmente em favor da música anglo-saxónica, aqui a música local é bastante valorizada e ouvida, sendo motivo de orgulho nacional.
Com a galera do Perfil do Samba e com as jaguncinas Miri e Alê
Um dos locais que frequento é um bar de nome «Zé Menino» que fica localizado no popular bairro da Vila Madalena, São Paulo. Num outro artigo falarei sobre este boémio bairro paulista. Aos domingos é comum, os agora meus amigos, «Perfil do Samba» tocarem nesse bar. Esta banda é constituída por 5 amigos que anima as tardes no bar que atrás referi e que tem na interpretação de temas de pagode o seu ponto forte. «Pagode» é um género musical que é classificado como um estilo de samba. Tenho de confessar que não consigo distinguir a diferença entre o pagode e o samba, para mim a sonoridade parece a mesma.

Com o passar do tempo, e á medida que ia ganhando confiança com a «galera» do «Perfil do Samba», pedir para tocarem a música «Amiga da minha mulher», do aqui famoso «Seu Jorge», era algo habitual. A partir de determinada altura, o Haroldo, vocalista da banda, olhava para mim e dizia: “Nuno, esta é para você!” e é ao ritmo dessa música que as jaguncinas Miri e Alê abanam o esqueleto.


Num já longínquo domingo e com as saudades da família e amigos a apertar, pedi para que tocassem uma música de nome «Maneiras» de um tal de… «Zeca Pagodinho»! Por tantas vezes a ouvir, sabia que era a música preferida do meu amigo e enquanto a música era tocada, gravei um vídeo e enviei para Portugal, para o MC. Nem 5 segundos tinham passado e já tinha recebido umas 10 mensagens via WhatsApp a ridicularizar o facto de afinal eu também gostar de uma música que vezes sem conta usei como arma de arremesso contra o meu amigo :)
…e não é que gosto mesmo dessa música?! Caso para dizer: “pela boca morre o peixe!”

Sem comentários:

Enviar um comentário