quarta-feira, 29 de abril de 2015

O mítico Maracanã em tarde de Flamengo vs Vasco

Ao caminhar nas imediações do estádio, a tensão sente-se no ar. 
Com muitos cânticos e palavras de incentivo, paira um nervoso miudinho no ar, afinal é dia de derby, e ainda para mais, decisivo. Sentindo-me meio perdido naquele mar de gente, e dirigindo-me para a porta de acesso ao estádio, quando menos espero, eis que em conjunto com o grupo de amigos que me acompanhava, sou abordado para uma rápida entrevista para a TV Globo. E quando me perguntaram o prognóstico para o jogo, ainda me lembrei daquela frase mítica no futebol tuga: “prognósticos só no fim do jogo”.
No interior do Estádio Maracanã
Apesar de ainda não ter referido, estava a minutos de assistir a um dos derbies mais emblemáticos do futebol mundial: Flamengo vs Vasco da Gama. Mais uma meia-final do campeonato Carioca. Ao saber que eu era português, o entrevistador pergunta: “E ai Nuno, vai torcer por quem?”; “Flamengo, que vai vencer por 3-0”, exclamei eu para incredulidade do entrevistador, pois o Vasco da Gama no Rio tem uma base de apoio muito grande da comunidade portuguesa. Terei eu sido excomungado pela comunidade tuga do Rio?!
Clube só tenho um, Benfica e mais nenhum! Mas aqui no Brasil, simpatizo com o Flamengo e o Corinthians. O engraçado é que o entrevistador não entendeu praticamente nada do que eu disse durante a entrevista e teve de pedir “tradução” aos meus amigos. Hilariante, este episódio!
A obrigatória selfie dentro do mítico Maracanã
Passado este momento verdadeiramente caricato, era hora de entrar no estádio Mário Filho. Por este nome é pouco conhecido fora do Brasil. Mas se disser Maracanã, todo o mundo conhece. Juntamente com o mítico Wembley, talvez sejam estes os estádios mais emblemáticos do futebol, sem esquecer a catedral da Luz.
Visitar o Maracanã, só por si, já era algo com que sonhava há muito, mas entrar naquele estádio para assistir a um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, e quiça mundial, um explosivo Flamengo vs Vasco da Gama, era algo inimaginável para mim até há pouco tempo atrás.
Bilhete do jogo
Que sensação ao entrar no estádio! Um ambiente festivo e com ambas as “torcidas” a puxarem pelas suas equipas como se fosse a última vez que o iriam fazer, proporcionando um ambiente digno de uma verdadeira final. Mas era “apenas” a meia-final. As claques, ainda que separadas, ocupavam religiosamente cada uma metade do estádio. Um autêntico inferno, o ambiente. E eu, do lado dos “torcedores” do Fla.

Enquanto ia assistindo ao jogo, aproveitei para tirar inúmeras fotos e fazer pequenos vídeos, para mais tarde recordar este dia, já por si inesquecível. E assim chegava ao fim mais uma aventura por terras de Vera Cruz. Para a posteridade fica o resultado: 1-0 para o Vasco e acesso à final do “Cariocão”.

1 comentário:

  1. Realmente a tua resposta confunde qualquer carioca: Um português a torcer pelo Flamengo???
    E ainda mais com esse sotaque marciano :-)

    ResponderEliminar